Skip to content

“Joe Strummer – O futuro está para ser escrito”, por João Ventura

30 setembro, 2008

Quem era fã do The Clash, certamente já ouviu várias histórias sobre seus membros e, principalmente, sobre Joe Strummer, o guitarrista e principal compositor do grupo. Quem é fã mesmo, até já pesquisou, em dezenas de revistas, programas de televisão e na internet, sobre os comentários e fatos marcantes da banda. Agora, imagina você ouvir as histórias mais antigas, mais secretas e mais malucas diretamente de gente que conviveu com Joe Strummer?

É isso que o diretor Julien Temple fez. “Joe Strummer – O futuro está para ser escrito” (“Joe Strummer – The future is unwritten“, 2007), é um documentário-homenagem ao grande guitarrista, morto em 2001. Aliás, podemos até dizer que esse é O documentário! Através de uma sucessão de animações, depoimentos, vídeos de entrevistas e fotos, a história de Strummer é contada de maneira empolgante. A montagem das imagens sobre a narrativa dos personagens ficou tão bem feita, que há momentos em que as imagens ilustrativas fictícias se confundem com as imagens documetais, ficando por conta do espectador distinguir as duas.

Além disso, o documentário é narrado pelo próprio Strummer, que apresenta um programa de rádio que transmite mensagens políticas semelhantes às presentes em suas músicas. No segundo “cenário”, os depoimentos são todos dados em torno de uma fogueira, criando um clima aconchegante e íntimo. A fogueira, aliás, não foi escolhida por acaso. Seu significado vai aparecendo conforme o desenrolar da narrativa e ajuda a entender a personalidade do guitarrista.

Os depoimentos contam com gente de peso como, ex-integrantes do Clash, dos Sex Pistols e dos Red Hot Chilli Peppers, Bono Vox, familiares e ainda com atores como John Cusack e Johnny Deep. O documentário não serve apenas para mostrar quão humano era Strummer, e sim, o quão humano cada um de nós pode ser.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Carla Cardoso permalink
    30 setembro, 2008 8:42 pm

    Foi um dos documentários mais bem bolados que já assisti… As duas horas de duração até passaram rápido. Valeu a pena conhecer um pouco sobre a vida de Joe Strummer e conferir pq ele foi tão importante na história da música mundial.

  2. 1 outubro, 2008 1:52 am

    Poxa, interessante. Quero assistir, vou colocar na lista!

  3. 1 outubro, 2008 1:55 am

    Que bichisse é essa aqui do lado? a fotinha? não tem como tirar???

    ih, veio diferente dessa vez! rs

  4. carlos augusto ferreira da silva permalink
    9 outubro, 2008 4:40 pm

    Gostaria de saber se o documentário do Joe Strummer será exibido nos cinemas.

  5. joaoventura permalink*
    9 outubro, 2008 5:03 pm

    Carlos, o documentário já foi exibido nos cinemas. Ele foi exibido, por exemplo, no dia 29 de setembro, no Festival do Rio, em duas sessões. Eu só não sei dizer se ele será colocado no circuito em outras cidades, em todo caso, logo deverá chegar às locadoras e lojas especializadas.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: