Skip to content

Você conhece o Banksy?

13 outubro, 2008
tags:

A rua dorme com uma parede em branco e acorda com um controverso desenho com uma menina de uns seis anos revistando um soldado. De repente, essa mesma pintura já vale mais do que o próprio prédio em que ela se encontra. Será isso algum tipo de mágica? Não, isso é um tipo de arte…

O grafiti em questão foi feito por Banksy, um artista de rua que espalha, por várias cidades, seus desenhos, sempre com uma temática de protesto. Nascido em Bristol, na Inglaterra, Banksy não apenas faz desenhos nas paredes, bem como realiza outros trabalhos de “terrorismo poético”. Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora (???) Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.

Flagra de homem que seria Banksy

Assemelhando-se a um super-herói, Banksy esconde sua verdadeira identidade e fala apenas através de um porta-voz. Não se sabe os verdadeiros motivos pelos quais ele esconde seu rosto do mundo, mas é inegável que, seguindo um pouco a linha do “V”, de V de Vingança, ele queira dizer que “NÓS podemos fazer isso”. Há algum tempo, uma foto que foi divulgada na mídia mostrava um homem que supostamente seria Banksy, em Tower Hamlets, East London, mas nada ainda foi confirmado. Seu verdadeiro nome também é um mistério.Pela qualidade do material, o governo de Bristol decidiu preservar as obras do artista. Isso soa como uma grande ironia, já que, em suas obras, ele demonstra total aversão pelo poder e autoridade. Mesmo assim, isso não muda o fato de que há um “mascarado” entre nós e ele tenta nos ajudar (não salvar!). É hora de prestarmos atenção e arregaçarmos as mangas também.

Para conhecer o site oficial do Banksy, clique aqui.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 12 julho, 2010 9:17 pm

    Entrei em seu site de cultura útil, gostei muito, as idéias são geniais e importantes para omomento presente.

    Abs

    MHA

    • Marcos Curvello permalink
      13 julho, 2010 4:03 pm

      Olá, Maria Helena

      Agradeço em meu nome e de meu amigo João Ventura, autor do post. Obrigado.

      Abraços e volte sempre

Trackbacks

  1. BANKSY | vistu_issu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: