Skip to content

iPhone investe em leitura de HQs

16 outubro, 2008
tags:

O iPhone, que atualmente já disponibiliza as funções de câmera, MP3 player e telefone em seus aparelhos, investe agora em uma nova área: os aplicativos para leitura de histórias em quadrinhos.

O artista irlandês PJ Holden (que já desenhou o Juiz Dredd, entre outros), junto com o programador Philip Orr e o especialista em tecnologia da Apple, Matt Johnson, fundou a Infurious Comics, que tem por objetivo produzir quadinhos que utilizem a tecnologia que será disponibilizada no iPhone para a leitura de quadrinhos.

Em agosto, a iVerse Comics anunciou em agosto seu leitor de HQ na tela. Atualmente, já foi testado, por exemplo, o iComic, um programa não-oficial de leitura de mangás.

Após criar a Infurious, PJ enumerou características que tornariam o trabalho das HQ’s mais interessante. “No nosso trabalho, podemos colocar as várias camadas do desenho, dar a possibilidade de pintar, ouvir comentários dos produtores, algo que não cabe no papel. O que fazemos é mais do que uma simples HQ impressa”, disse.

Atualmente, os trabalhos produzidos para telefone, que fazem com que cada quadrinho caiba na tela,  são muito poucos. A própria Infurious possui apenas dois trabalhos, sendo que um deles, o Murderdrome, foi retirado da loja da Apple por causa de seu conteúdo violento (que é comum em HQs).

Acredito que, anida vai demorar muito tempo até que as revistas sejam mesmo substituídas por imagens na tela. Mas uma coisa é certa, a prática é boa, dissemina rápido, populariza o trabalho, mas acaba com uma das coisas mais legais em se colecionar quadrinhos: a raridade das peças. Com a tecnologia, acabou-se, por exemplo, aquela edição de “Sandman” (“The Sandman“, 1989-1996) original, da editora Globo, que você não empresta para ninguém e que guarda até hoje dentro de uma redoma de vidro para passar para seus filhos e netos. E ainda há outros pontos nisso, como a possibilidade de ninguém poder autografar suas revistas e ainda o fato de que, sabe como é tecnologia: uma hora dá um pau no HD e você perde sua coleção inteira. Sem contar que alguém pode roubar seu celular, ele cair na piscina, no chão, enfim…

Não sou contra o projeto, mas não acredito que ele vá acabar com o trabalho em papel. Por isso, vida longa às HQ’s, nas revistas ou nas telas!

Veja matéria completa sobre o assunto feita pela Época Negócios aqui.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. 19 setembro, 2009 6:24 pm

    Oi, no Brasil tb fazem HQs pra celular. é um projeto chamado Oi Quadrinhos, com hqs pra internet e celular. táo no http://www.oi.com.br/quadrinhos e tem algumas coisas bem interessantes.
    abs

  2. 8 janeiro, 2010 8:31 pm

    eu adoro esse celular ele e maravilhoso logo logo eu vou ter o meu e um sonho ter esse celular iphone

  3. 20 janeiro, 2010 12:14 pm

    galera,,, eu gostaria de saber quaal é a diferença entre o mp10 e o iphone
    que eu vejo as fotos e nao reconheco diferencaaa
    beleeza!
    me manda um e-mail me falando eu queria compra um
    mais é mto caro
    entao queria ve qual a diferença entre os dois pq nem parece.

    vlW!

  4. renata permalink
    30 janeiro, 2010 4:21 pm

    ta muito caro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. 3 fevereiro, 2010 9:32 am

    este tipo de teles são espectaculares

  6. 20 fevereiro, 2010 4:40 pm

    eu chamo reginalinda amigalinda

  7. Francielly permalink
    10 abril, 2010 1:22 am

    Poxa Quando Vejo esses iphone lembro do meu mim da um saudade,poxa poorq roubarao meu cell. Saudade do meu iphone ele era tao perfeito..
    Mas com fe em deus minha mamis vai mim dá outro..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: