Skip to content

O fim de Bruce

19 novembro, 2008

Capa de "Batman #681"

Sim, é o Bruce que vocês estão pensando. A DC Comics anunciou ao jornal USA Today que, para usar palavras simples, Bruce Wayne já era! Isso mesmo, o cara que desde sempre vestiu o manto do morcego está prestes a se aposentar. A aposentadoria e suas circunstâncias, estão sendo mostradas na saga “Batman R.I.P.”, que está rolando nos EUA. A partir da edição 681, que sai na semana que vem pelas bandas de lá, Bruce já não vai mais vestir o uniforme negro.

Só que a forma como isso vai acontecer ainda é um mistério. Até onde eu saiba, não foi publicado nada que pudesse dar uma pista sobre as derradeiras horas do milionário. O que eu sei é que, depois desse final, virá o arco de histórias “Whatever happened to the caped cruzader“, do nosso camarada, Neil Gaiman. Depois disso, vem a minissérie “Battle for the cowl“, que mostrará personagens como Asa Noturna e Robin lutando pelo legado de Batman e, é claro, seu manto (como diz o título).

Vamos parar para pensar um pouco nessa mudança: desde que eu me entendo por gente (aliás, desde que todo mundo se entende por gente), Bruce Wayne sempre foi o Batman. É impossível dissociar o personagem de sua identidade secreta. No entanto, como os quadrinhos seguem uma linha cronológica (tirando as mega-crises e lapsos temporais, terras alternativas e etc), o personagem envelhece, passa por crises, é derrubado e sente vontade de se aposentar, como uma pessoa normal.

Agora, veremos como é que vai ficar essa história e qual a nova missão de Bruce Wayne. Será que ele continuará como um tutor do novo Batman? Será que ele vai virar um ermitão e morar no meio do mato? Os vilões vão sentir a mudança? O novo Batman estará a aultura da missão? E por último, mas não menos importante. SERÁ QUE ELE VOLTA?

Pergunto porque em quadrinhos, ninguém morre. Ainda mais com todas essas reviravoltas temporais na DC. Lembremos que em “O cavaleiro das trevas” (“The dark knight returns“, 1986), Bruce já estava aposentado e voltou a combater o crime aos 50 anos, bem mais cascudo do que antes, inclusive.

Sabemos que em quadrinhos ninguém morre, ainda mais quando as vendas na empresa caem. Agora, veremos o que acontecerá com o Batman, depois de mais essa “invenção” em sua vida.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 19 novembro, 2008 5:49 pm

    Pois é, eu sempre fico esse tipo de mudança, porque, todos sabemos, não vai durar e terão de inventar alguma desculpa, provavelmente amanhã ou depois, para trazer o personagem devolta. Um Robin ou Asa Noturna como Batman não sustenta uma revista. Já aconteceu, teve um período que o Dick Grayson foi o Batman e, o resultado táaí, Bruce Wayne denovo. Batman é um daqueles personagens difíceis de mexer. É a mesma coisa que querer trocar a identidade do Homem-Aranha e todos sabemos o que houve quando tentatram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: