Skip to content

“Homem de Ferro 2”, por João Ventura

1 maio, 2010

Após uma longa, longa espera, teasers, trailers, pôsteres e uma série de imagens divulgadas, eis que chega, enfim, aos cinemas do Brasil, o tão aguardado “Homem de Ferro 2” (“Iron Man 2″, 2010). E, na tarefa de analisar essa pérola, aqui estou eu, diante do computador, tentando escolher as palavras para começar. Pois bem, vamos lá…

“Homem de Ferro 2” é muito legal. Em algumas palavras mais precisas, é a segunda parte do primeiro filme. Digo segunda parte pois, em níveis de roteiro e dosagem de (boa) trama e ação, o filme se iguala ao primeiro. Se iguala mesmo. Por ser uma adaptação de quadrinhos, podemos dizer que esta é a segunda parte do arco de histórias. E é nisso que reside a competência da Marvel Studios, que tem anos de experiência em contar boas histórias. Sabendo disso, bastava a ela escolher bons atores, diretor e roteiristas. Bingo! Eles reuniram tudo isso em “Homem de Ferro 2”.

Outra coisa muito interessante é o fato de este filme estar integrado com outros filmes do Universo Marvel que virão por aí. Há referências muito claras ao Capitão América (na cena em que um protótipo do escudo é visto na oficina de Stark) e ao Thor (este na cena final, que está presente sim, exija seus direitos!), que estão sendo realizados, com o Deus do Trovão um pouco mais adiantado. Ficamos com a impressão de que, como a narrativa transmediática proposta pelo pesquisador Henry Jenkins, nós precisamos ter acesso às outras peças para ter a totalidade da história. Esse recurso, muito bem utilizado na trilogia “Matrix” (“The matrix“), começa a ser testado no Universo Marvel do cinema. Se fizerem direito, vai ser demais.

Os personagens, cada um deles, estão muito bons. Tony Stark (Robert Downey Jr.), está sensacional. Quer dizer, ele está escroto, pedante, cretino e é, de longe, o melhor personagem. O mais humano, digamos assim. Apesar de ser milionário, gênio e super-herói, Stark passa por vários problemas, incluindo o principal problema que sua genialidade não consegue resolver: aquilo que o mantém vivo também o está matando e ele não consegue resolver isso. Pepper Pots (Gwyneth Paltrow), está ótima, tendo chiliques nervosos por causa do estilo de vida do patrão. Ivan Vanko (Mickey Rourke) está fodão como vilão, na medida certa: calculista, vingativo, frio e ainda por cima, com um visual bacana. James Rhodes (Don Cheadle), arrebenta com seu senso de dever, usando a armadura de Stark! Só não gostei muito do Justin Hammer (Sam Rockwell), que achei um pouco exagerado nos maneirismos. Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), não fede nem cheira. Só fica lá e tem uma cena de luta à la “Matrix” no final. Nick Fury (Samuel L. Jackson) não é aquele Fury que eu esperava, preferia ele mais durão, mas ficou legal! Todos ficaram muito bem caracterizados, bem natural.

Só um detalhe: tirando Stark, nenhum dos personagens é chamado pelo seu codinome. Não ouvimos falar em Viúva Negra, Máquina de Combate ou Whiplash. Isso tira um pouco a familiaridade com os quadrinhos, mas não atrapalha. Outra coisa que achei estranha é que a cena que a Pepper Pots beija o capacete de Stark e o joga no ar para ele ir buscar não aparece no filme, apenas no trailer. Será que cortaram? Estranho…

Enfim, muito bom o filme, com ação e trama na medida certa. O humor está presente, bem de leve e agrada a todo mundo. Um filme digno do herói, que nos faz ficar pensando: o que aconteceria se a Marvel Studios produzisse o Wolverine?? É melhor não pensar pra não desanimar…

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 2 maio, 2010 1:32 am

    Acabei de ver o filme, bom mesmo com doses decentes de todos os elementos: humor, ação, algo de drama.

    Fiquei com a pulga atrás da orelha com um detalhe só. Olhando o olho coberto do Fury, eu achei ter visto três cortes de garras que devem ter causado o ferimento… Será que teria algo a ver (extra-oficialmente porque a franquia não tá com a Marvel) com o Wolverine ter feito o Nick perder o olho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: