Skip to content

“Onde Vivem os Monstros” por João Ventura

2 julho, 2010

O diretor Spike Jonze é um cara que faz um trabalho legal. Muito legal. Seus dois primeiros filmes, “Quero ser John Malkhovich” e “Adaptação”, são muito bons. Na verdade, são fodas. Claro que os dois foram roteirizados por ninguém menos do que Charlie Kauffman, mas isso não é o bastante para ofuscar o brilho de Jonze, que transmitiu para a tela, de forma competentíssima, os delírios do escritor.

Em seu novo filme “Onde vivem os monstros”, Jonze mandou novamente muito bem. Escrevendo o roteiro (uma adaptação de livro homônimo de Maurice Sendak)em parceria com Dave Eggers, o diretor conseguiu criar uma aura única que transporta o telespectador para dentro da sensível trama que, a exemplo dos outros dois anteriores, faz uma viagem pela psique e dramas humanos. Uma viagem ao fundo da alma.

Mas se antes eram as crises existenciais adultas que eram retratadas, agora a alma analisada é a de um menino de nove ou dez anos, que, por incompatibilidade de gênios com a própria mãe (a sempre ótima Katherine Keener), vai parar em uma ilha repleta de monstros, tornando-se logo o seu rei. A viagem para a ilha, nada mais é um mergulho dentro do próprio Max, onde sua alma/mente está repleta de conflitos representados por cada um dos monstros e suas atitudes. Ao lidar com eles o garoto vai aprender a lidar consigo mesmo e com todos que estão a sua volta. Mas ele vai sobreviver a essa estada com os monstrengos?

 A narrativa do filme é absolutamente competente e casa perfeitamente com a fotografia e com a trilha sonora sublime. Nessa jornada espiritual, o filme sensibiliza de uma maneira única, cumprindo perfeitamente seu objetivo. Ele emociona e não é piegas. Ensina lições com a competência de uma fábula escrita para adultos e crianças, indistintamente.

Enfim, Onde Vivem os Monstros é filme obrigatório para quem curte as viagens de Jonze ou até mesmo filmes que apelam para o lado emocional. Uma ótima pedida para pais com filhos pequenos ou até mesmo para quem quer manter aceso o pequeno monstrinho que vive dentro de cada um de nós.

Ficha técnica:

ONDE VIVEM OS MONSTROS (Where The Wild Things Are, EUA, 2009) Direção: Spike Jonze Roteiro: Spike Jonze e Dave Eggers Elenco: Max Records, Catherine Keener, James Gandolfini (voz), Forest Whitaker (voz) Duração: 101 min

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: