Skip to content

Top 10: Os mais clássicos personagens dos games, por João Ventura

13 julho, 2010

Eis aqui a minha primeira lista do blog. Não sou muito bom com listas, sempre esqueço alguém, mas achei uma bem divertida para começar. Trata-se da lista dos personagens mais clássicos dos games. Explico: entraram na lista só personagens originais dos jogos de videogame, que foram criados excepcionalmente nessa mídia e não algum de outra, que ganhou um jogo para alguma plataforma (ex: Tartarugas Ninja ou X-Men).  A lista também reflete um gosto meio pessoal, sobretudo nas colocações e foram privilegiados os jogos que deixaram um legado e eu deram origem à idéias e conceitos novos nos jogos. Ela está aberta à discussão. Em ordem decrescente, pra aumentar a emoção, vamos lá:

Décimo Lugar: Prince (Prince of Persia)

O nosso décimo lugar é um herói desconhecido. Chamado apenas de Prince (é a tradução de príncipe, e não do cantor), ele é o solitário guerreiro, munido de espada que luta para salvar uma princesa em perigo (não é muita originalidade como vamos ver ao longo da lista). O jogo do nosso herói é um clássico e, por ser um dos primeiros jogos com movimentos diferenciados, como pular e se agarrar em algo, correr e se machucar caindo de grandes alturas, entra para a lista. Ele pode até parecer, mas não é o Aladin. Aliás, ao contrário deste, Prince não tem gênio para ajudar, vai na base da espada mesmo. O décimo lugar é dele, continuemos com os clássicos.

Nono Lugar: Chun-Li (Street Fighter)

Porque: Que o SF é um clássico absoluto, ninguém duvida e a nossa nona colocada é quase uma unanimidade. Chun-Li foi criada para que as meninas tivessem alguma identificação com os jogos de luta, que eram habitados somente por homens. E não só as garotas, mas os marmanjos também elegeram Chun-Li como a senhora dos jogos. Já vi muita gente dar pause durante as lutas somente para ver as pernas dela…

Oitavo Lugar: Megaman

Porque: Mega Man (também chamado de Rockman na versão japonesa) é um dos personagens que mais gerou continuações de sua saga. Só na versão “normal”, que engloba a luta contra o aparentemente imortal Dr. Wily, foram dez títulos, fora os da série X e aquela palhaçada do Megaman Network. Os jogos eram sempre a mesma coisa, mas não enjoavam e tinham uma gama de adversários bem legais, onde cada um era uma fase diferente. O Mega Man apareceu até no antigo desenho do Capitão N, um desenho legal sobre videogames, onde ele era verde (!) e de óculos escuros (!!!). O robozinho ainda lutou nos games da Marvel x Capcom e era um dos melhores personagens. Justíssima a presença na lista.

Sétimo Lugar: Lara Croft (Tomb Raider)

Porque: Se Lara Croft não é a musa dos games, está muito perto do topo. A personagem mais “nova” da lista, apareceu pela primeira vez em 1996, no primeiro jogo da série Tomb Raider e, de lá para cá, “atuou” em vários jogos. A série fez tanto sucesso que até virou filme, onde a heroína era vivida por ninguém mais ninguém menos do que Angelina Jolie! Para você ver o nível da personagem. Tanta fama fez com que o Guiness Book reconhecesse Lara como a heroína de jogos de videogame mais bem sucedida em 2006. Linda, destemida, acrobática e com duas armas na cintura, Lara arrebata os corações dos Geeks! O sétimo posto é dela!

Sexto Lugar: Link (The Legend of Zelda)

Porque: Não é novidade nenhuma em fábulas a imagem do herói que salva a princesa. Nos games também não, mas o nosso sexto lugar é um mestre nessa arte. Trata-se do Link, eterno salvador de Zelda. Ele começou a jornada em 1986 e, de lá para cá, já salvou a pele da realeza em diversos títulos. Ele também já salvou o mundo em Majora’s Mask, quando impediu que a Lua destruísse a Terra (nossa!). Link personifica o herói medieval que, munido de uma espada e coragem, salva a pátria. Ajudado por fadas e por magia, ele não desiste nunca. Tanto é que já até virou um desenho animado (bem legal, por sinal). Em matéria de salvar princesas, Link é o segundo melhor da Terra, só perde para um dos outros integrantes de nossa lista.

Quinto Lugar: Donkey Kong

Porque: Se há heróis dos games que salvam princesas, a primeira aparição do nosso quinto lugar foi justamente o contrário: em 1981 era ele quem seqüestrava a princesa, que era salva por um bigodudo de macacão que depois obteve fama, sucesso e dinheiro (irônico não?). Após a surra, Donkey aprendeu a lição e agora trilha o caminho do bem. Seus jogos já foram adaptados para vários consoles, incluindo o mega sucesso Donkey Kong Country, para Super Nintendo, em 1994. O macaco ainda apareceu nas corridas de Mário Kart, sempre mandando bem e até hoje aparece ao lado do bigodudo. Ele é uma das figuras mais conhecidas dos games e já fez com que a Universal Studios processasse a Nintendo, alegando que Donkey seria cópia de um certo King Kong, cujos direitos já estavam em domínio público. Regenerado, Donkey então conquistou a fama e o quinto lugar na lista. Não lembrá-lo aqui seria uma baita macacada…

Quarto Lugar: Sonic

Porque: “O porco-espinho mais rápido do mundo”. Essa era a chamada para um dos maiores fenômenos dos games, o Sonic. Fazendo jus à sua velocidade, o azulzinho se tornou rapidamente o maior ícone da Sega, arrebatando uma legião de fãs. Sonic era veloz, derrubava os robôs malignos do Dr. Robotinik com giratórias e, até onde sei, foi o primeiro personagem ecológico dos games: ele lutava para livrar seus amigos animais do tirano. A partir do segundo jogo da série, Sonic ainda tinha a moral de virar Super-Sonic, de maneira semelhante aos Saiyajins de Dragon Ball. Ele ficava loiro e tudo, não é para qualquer um! Além de salvar os amigos, ele ainda segurou a barra da Sega por um tempão com seus royalties e direitos. O cara é tão foda que até virou o mascote do Quissamã F.C., time da região Norte Fluminense (Será que a Sega sabe disso?). Enfim, Sonic pode e subiu rapidinho para o quarto lugar.

Terceiro Lugar: Pac Man

Porque: Na pré-história dos jogos eletrônicos era o Atari que mandava no pedaço. E ele tinha seus próprios clássicos, como Pitfall, River Raid e Space Invaders. Mas teve um personagem dessa era que permaneceu até hoje como o mais clássico de todos: o Pac Man. Conhecido no mundo inteiro, ele era chamado no Brasil de Come Come, por causa do objetivo do jogo que era devorar todas os pontinhos que estavam no labirinto. Aliás, ele nunca conseguiu sair desse labirinto, onde via e enfrentava fantasmas. Quando a larica era muito grande e ele comia uma coisinha a mais para tomar coragem, papava até os inimigos. A exemplo da maioria da lista, Pac Man já virou desenho (Verdade! Se chamava Comilão!), ganhou várias outras versões e figura sempre nas listas de melhores/mais viciantes jogos. Há quem diga ainda que, por culpa dele, hoje jovens de todo o mundo se trancam em salas escuras, com músicas repetitivas e ficam engolindo coisas que os fazem ver fantasmas. Quanta injustiça! Ninguém que faz isso vira clássico, só ele! Medalha de Bronze!

Segundo Lugar: Ryu (Street Fighter)

Porque: Hadouken!!! Ele é o cara! Símbolo máximo dos jogos de luta, Ryu foi o precursor de uma era. Caindo na porrada com outros Street Fighters, sua fama alcançou o mundo e conquistou milhares de fãs. Exemplo do lutador dedicado, Ryu sempre se dedica ao máximo nos treinamentos e, em cada jogo que aparece sua fisionomia demonstra a busca por novos desafios. Ele sempre é o mais forte, o mais desafiado, o que tem mais rivais e o que não se importa com nada disso. Ryu é o símbolo da Capcom e apareceu em todos os títulos de Street Fighter e jogos relacionados com a franquia. Sair na porrada com Street Fighters, com personagens SNK, com heróis Marvel (!), com outros personagens da Capcom? Lá está ele! Forte, marrento, com seu eterno kimono, Ryu personifica os jogos de luta e a honra do lutador. Ele originalmente não apareceria em Street Fighter 3, mas um turbilhão de mensagens na internet o trouxeram de volta. À base da porrada, ele conquista um honroso segundo lugar e a medalha de prata na nossa lista. Mas não liga para isso. Ele continua mesmo é seguindo o caminho para ser o melhor, um verdadeiro guerreiro. “A luta é tudo”.

Primeiro Lugar: Mário (Super Mário Bros.)

Esse sim é um fenômeno! O bigodudo mais carismático de todos os tempos é o melhor do mundo no quesito salvar princesas e ainda faz isso com a cabeça cheia de cogumelos! Seja enfrentando o Koopa, o Donkey Kong ou dirigindo um kart, Mário é um sucesso. Ele é o símbolo da Nintendo, uma das maiores companhias de jogos do mundo e já apareceu em mais de 200 (sim, 200!) jogos! É o recordista absoluto nesse quesito. Acompanhado dos seres estranhos de seu mundo, Mário já até caiu na porrada em Super Smash Bros. Praticamente não há uma pessoa que não o conheça. Talvez só o Pac Man tenha tanta popularidade. Mário teve seu nome baseado em um dos diretores da Nintendo. Ele sempre acompanhado de sua trupe: Princesa, Luigi (seu irmão), Yoshi e as tartarugas voadoras. Ele, sem dúvida nenhuma, é O CARA quando se trata de games. E a medalha de ouro vai para Mário. Não tem nem mais o que falar. Mário é… MÁRIO!

Menções Honrosas: Ainda há alguns personagens que merecem atenção, como os ninjas Shinobi, Gaiden, Sub-Zero e Scorpion. Também os lutadores Terry Bogard, Kyo Kusanagi e Iori Yagami de King of Fighters. Há também o Strider, que eu gosto muito. Enfim, o resto é assunto pra discussão nos comentários. Espero que tenham gostado.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Marcos Curvello permalink
    13 julho, 2010 9:58 pm

    Cara, a lista ficou muito boa. Embora não tenha jogado muitos desses jogos, por motivos que vão da falta de empatia à ausência de oportunidades, não há como negar que a lista é certeira nos clássicos. Apenas senti falta de um bad ass do Mortal Kombat no pódio principal. Acho que poderia ter ficado no lugar da Chun-Li, pois Street Fighter já estaria representado pelo Ryu e as mulheres, pela Lara Croft.

  2. joaoventura permalink*
    14 julho, 2010 2:07 am

    É, algumas pessoas questionam a Chun Li mesmo. Mas acho que ela marcou uma época. Quando saiu o MK, a febre dos jogos de luta estava mais disseminada, por isso não entrou. Escolher só dez também é sacanagem, sempre fica faltando alguém…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: